segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Trilho das Brandas de Sistelo 06/02/2011


No próximo dia 6 de Fevereiro de 2011 será efectuado o percurso pedestre “Trilho das Brandas de Sistelo” no Gerês.

De acordo com o site MinhAventura:

“Este percurso com início em Sistelo, permite-nos visitar as brandas de Rio Covo.

Teremos ainda a oportunidade de visitar o lugar de Padrão, que mantém a traça tradicional das aldeias de montanha do Minho, encontrando-se todo ele rodeado por socalcos onde se cultiva milho e se produz feno para o gado bovino de raça barrosã e cachena.

Brandas e Inverneiras são duas palavras reservadas do vocabulário dos habitantes das Serras da Peneda e do Soajo.

A pastorícia, uma das principais actividades da região, levou os residentes a uma constante movimentação em busca dos melhores pastos para os animais. Com a chegada da primavera, os rebanhos eram levados para o alto das Serras, onde os pastos abundavam, e aí permaneciam até que o rigor do Inverno os obrigasse a descer para a parte mais resguardada da Serra.

Este êxodo constante acabou por tornar-se numa forma de vida, de tal forma que passaram a ter duas casas, uma na Branda, para o Verão e outra na Inverneira, para o Inverno.

Contam os mais velhos que estas mudanças eram feitas com grande festa e rebuliço, juntando-se várias famílias que partilhavam o mesmo destino.”

Com aproximadamente 9 km, este percurso de dificuldade moderada requer alguma “boa forma física” para vencer as subidas (cliquem aqui para mais informações).

O ponto de encontro para a viagem è o Mac Donalds dos Aliados, às 09:00 da manhã do dia da caminhada (é a referência mais prática para todos). Às 09:15 iniciamos a viagem de aproximadamente 1 hora.

Não se esqueçam de levar comida, agua, impermeável, e botas de montanha.

Caso estejam interessados em participar mandem um e-mail de confirmação para evasaoverde@gmail.com.

Sem comentários: