domingo, 20 de fevereiro de 2011

Nas escarpas da Mizarela | Fotos

Bruma, chuva, vento... momentos etéreos desenhados pelos ribeiros e pontes suspensas entre cascatas fundas, quartzos brancos rosáceos com proporções gigantescas, áreas florestais húmidas com clareiras serenas e misteriosas, que guardam em segredo as pegadas dos visitantes que por ali passam.

Um trilho bem preservado, com alguma dificuldade agravada pelas condições meteorológicas adversas que hoje se fizeram sentir. No entanto, o bom estado de conservação das protecções colocadas nos locais mais críticos (varandins, correntes de apoio, pontes de madeira) permitiram-nos efectuar a caminhada com relativa facilidade.



Foto 1: O trilho iniciou com bruma e acabou com bruma.



Foto 2: A frecha da Mizarela revelou-se entre o nevoeiro. A imagem registada em fotografia não transparece a força do som telúrico que a montanha emanava, entre o vento e a chuva que por vezes se fazia sentir.



Foto 3: Entre escarpas molhadas e ventosas, mas surpreendentemente seguras, chegamos ao leito do rio Caima que nos aguardava com a primeira ponte de madeira.



Foto 4: A ponte de madeira sobre o rio Caima que ilustra bem o estado de preservação deste trilho.



Foto 5: Uma perspectiva da frecha da Mizarela vista da parte inferior do vale por onde a água escorre em múltiplas cascatas.



Foto 6: O grupo dos “Trekkers” que participaram nesta evasão, num dos ribeiros que alimenta o rio Caima.



Foto 7: A ponte sobre a cascata da ribeira da Castanheira.



Foto 8: Outra perspectiva da ponte.



Foto 9: Áreas rurais imersas em brumas, vigiadas por espantalhos e pedras.



Foto 10: A entrada no bosque.



Foto 11: O caminho do bosque.



Foto 12: A ribeira que ladeia o bosque.



Foto 13: Outra perspectiva da ribeira.

Sem comentários: