domingo, 20 de março de 2011

Nas fisgas do Ermelo | Fotos

Depois de um excelente dia de sol, com temperaturas a rondar os 20 graus, e boa disposição com rating altamente positivo, resta proceder ao registo de mais uma Evasão no nosso “diário de bordo”.

O trilho previsto, com aproximadamente 10 km, foi iniciado em Varzigueto, aldeia tradicional composta por casas rurais construídas em granito, rodeadas por pastagens verdes e férteis, irrigadas pelas águas “bem oxigenadas” do rio Olo.

À chegada, a aldeia brindou-nos com uma Taberna acolhedora, de terraço soalheiro e ampla mesa, onde pudemos calmamente desfrutar do nosso almoço com vistas amplas para o povoado e para os montes envolventes.

Depois de um almoço animado com uma conversa franca com a anfitriã, a caminhada principiou por um caminho rural que nos conduziu até a primeira travessia do Olo, que foi realizada saltando de "pedra em pedra", numa passagem relativamente acessível para todos aqueles que possuem o mínimo de destreza física.

Deixando o rio para trás por uns instantes, efectuamos uma suave subida por uma área moderadamente arborizada até um planalto onde pudemos desfrutar de horizontes amplos sobre as serranias envolventes, e sobre uma mancha densa de pinheiral para a qual nos dirigimos.

O pinheiral trouxe um pouco de frescura a uma caminhada brindada pela companhia de um sol jovial de Primavera que já aquece, e acelera as necessidades de hidratação, especialmente em áreas expostas à sua influência directa. Entre os pinheiros surgiu uma área aberta onde foi possível contemplar o Monte da “Senhora da Graça”, local onde é efectuada a mítica subida na Volta a Portugal em Bicicleta.

Deixamos o pinheiral e seguimos finalmente para as Fisgas do Ermelo. A nossa visão do trilho transformou-se: o caminho que estava a ser “pouco exigente fisicamente”, com “vistas fantásticas”, e “diversos interesses paisagísticos”, passou a ser, ao longo de cerca de 1 km, “moderadamente exigente”, com “vistas fabulosamente inacreditáveis”, e com “risco de queda em altura moderado”, facilmente controlado devido ao tempo seco, e à passada calma e planeada do grupo.

Tudo correu pelo melhor! Explorar a sucessão de cascatas que constituem as Fisgas foi estar em contacto com um "postal real" de um dos verdadeiros e mais preciosos tesouros naturais de Portugal. Convém referir que entre as cascatas verificamos que existem lagoas, relativamente acessíveis, que se afiguram óptimas piscinas para o Verão que se aproxima.

Numa parte mais a montante das escarpas tivemos que atravessar novamente o Olo, deste vez descalços, num local onde o principal inconveniente foi o frio da água cristalina que nos recorda a nossa recente saída do Inverno, e nos fez guardar os mergulhos nas lagoas para daqui a “uns mesitos”.

Depois de mais umas panorâmicas das escarpas, voltamos aos caminhos rurais, onde fomos saudados por grupos de cabras nas encostas e por uma subida calma e ensolarada até à bela aldeia de Varzigueto.

Escusado será dizer, que depois de um dia tão bem passado, terminamos onde começamos: na Taberna!

Fomos brindados com aperitivos bem preparados, maravilhosamente acompanhados por um vinho branco de qualidade superior, encarado como “o vinho da casa”. A anfitriã mostrou-se bastante acolhedora, e informou-nos que depois de futuras caminhadas podemos agendar uma jantarada na Taberna, onde poderão ser servidos os grandes pratos da cozinha nortenha, iluminados pelos raios de sol que se perdem entre as montanhas, na boa mesa do terraço.

E foi já depois do por do sol que partimos rumo ao Porto, deixando o Alvão com um ceú azul-escuro, recortado pelas montanhas que aguardavam a chegada do luar.

3 comentários:

serrabisco disse...

Tive muita pena de não poder ir.
Sou um apaixonado por este rio que descobri o ano passado.
Estou a pensar fazer uma descida desde a nascente à foz. Vou estudar melhor e depois partilho.
Grande abraço

Evasão Verde disse...

Ficamos a aguardar noticias tuas! Surgirão novas oportunidades para explorar o Alvão e o rio Olo… o bom tempo vem aí, o que aumenta a motivação para novas explorações!

Um Abraço!

Anónimo disse...

que maravilha!
pena só me ter apercebido deste programa em Julho! gostaria de saber se prevêem a repetição deste passeio ou outro semelhante
às Fisgas...