segunda-feira, 21 de março de 2011

Rota do Passado 26/03/2011

Pendurada nos Pirenéus, a Ibéria contempla um Atlântico repleto de navios naufragados e tesouros escondidos nos porões de caravelas que nunca chegaram aos portos de abrigo.

Desde a foz do Rio Minho, a costa portuguesa curva-se numa linha de praias e vilas de pescadores, escoltadas por montanhas verdejantes e frescas, palco de vidas e vivências marcadas pelo som das enxadas e dos tambores de gentes que fazem da terra uma grande canção.

Na próxima Evasão encurtaremos a distância que separa um norte húmido e ventoso (onde a Primavera ainda mal chegou) dos campos mais a sul, transbordantes de flores, já despertas por um clima solarengo. No interior do Alentejo profundo Évora aguarda-nos, juntamente com o seu passado milenar, evidenciado pelas Antas, Cromeleques e Menires dispersos num vasto território rico em história e tradições.

Desta vez a organização da caminhada será efectuada pelo grupo eborense Turisterra, que gentilmente se prontificou a conceder-nos o privilégio de apresentar-nos a região através de um trilho recente, particularmente promissor.

A Rota do Passado é um percurso circular com uma extensão de aproximadamente 18 km, com inicio/fim em Valverde, pequena povoação localizada em pleno coração da vasta região Alentejana (no sopé da Serra de Monfurado).


Toda a região manifesta importantes vestígios de ocupação humana desde períodos remotos, como se poderá observar na Anta Grande do Zambujeiro de Valverde (a Anta maior que se tem conhecimento em toda a Península Ibérica) ou no Castro do Castelo do Giraldo.

Nesta pacata povoação rural poderemos observar as ruas tradicionais Alentejanas de casario branco, animado com faixas coloridas que rodeiam janelas e portas, e contemplar o Convento de Bom Jesus de Valverde.

No decurso do percurso descobriremos a Villa Romana de Tourega (importante complexo termal Romano), o Moinho de Cavaterra, o Monte da Provença e a sua capela, calcorreando caminhos pedonais que atravessarão cursos de água e capítulos da história da humanidade.


O ponto de encontro para a caminhada è a entrada da Junta de Freguesia de Valverde, localizada nas coordenadas 38°32'0.96"N e 8°1'25.51"W às 10 horas da manhã do dia 26 de Março de 2011. Caso desejem participar deverão enviar e-mail de confirmação para evasaoverde@gmail.com, não esquecendo de levar comida, água, impermeável, e botas de montanha.

Caso desejem integrar o grupo que efectuará a deslocação para Évora ao final da tarde do dia 25 de Março de 2011 a partir do Norte, deverão enviar um e-mail para evasaoverde@gmail.com, para que possa ser organizada a logística da viagem.

Existe uma mais-valia cultural na ida antecipada para Sul: o concerto dos Terrakota que será realizado no dia 25 no Teatro Garcia Resende em Évora, no seguimento do tour de apresentação do novo álbum "World Massala" (caso desejem assistir ao concerto convém efectuar a reservas dos bilhetes com antecedência).

O regresso do grupo do Norte à Invicta será efectuado no dia 27 de Março de 2011 durante a tarde, após um passeio pelas muralhas de Évora que certamente contemplará uma visita ao Templo de Diana.

Natureza, História, Música, e boa Gastronomia serão as palavras-chave de uma Evasão multicolor a um Alentejo verde que valerá a pena descobrir.

Sem comentários: