quarta-feira, 6 de abril de 2011

Pedra Bela - Teixeira - Arado 10/04/2011


No próximo dia 10 de Abril de 2011 será efectuado o trilho Pedra Bela - Teixeira - Arado, no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Com aproximadamente 10 quilómetros de extensão o percurso inicia-se no Miradouro da Pedra Bela, localizado em Terras de Bouro, a cerca de 800 metros de altitude.

De acordo com o site guia da cidade “este é um dos locais mais famosos do Gerês, e uma vez avistando a paisagem, percebe-se instintivamente o porquê. Montanhas, a albufeira da Caniçada, os rios que serpenteiam a serra, a confluência do Rio Cávado com o rio Caldo, a vegetação própria desta serra, ou a estonteante Portela do Homem… A Pedra Bela desde sempre encantou, dizendo os antigos que foi a mão divina que aqui a colocou, como que uma peça num presépio, perfeita e imponente.”

O percurso desenvolver-se-á em plena Serra, conduzindo-nos por um caminho florestal que nos levará a um velho trilho que nos orientará, entre os meandros da serra, até ao vale da Teixeira.

Aqui poderemos desfrutar das lagoas naturais e do abrigo dos pastores, onde retemperaremos as forças necessárias que nos conduzirão até cascata do Arado, e posteriormente novamente à Pedra Bela.

É um percurso com um grau de dificuldade médio a elevado, sendo recomendado para pessoas com alguma preparação física e experiência.

O ponto de encontro para a viagem è o Mac Donalds dos Aliados, às 09:00 da manhã do dia da caminhada (é a referência mais prática para todos). Às 09:15 iniciamos a viagem de aproximadamente 1 hora e 30 minutos.

Não se esqueçam de levar comida, água, impermeável, protector solar, chapéu e botas de montanha.

Caso estejam interessados em participar mandem um e-mail de confirmação para evasaoverde@gmail.com.

2 comentários:

Anónimo disse...

depois de visualizar uma natureza espectacular... só me resta dizer...o que perdiiii!!!! espero que repitas esse trilho...um dia destes!!!

Evasão Verde disse...

Haveremos de repetir este trilho em breve. O verão vem aí, e as lagoas são extremamente apetecíveis! :)