domingo, 1 de maio de 2011

À descoberta de Mértola 21/05/2011

Mértola, em pleno Festival Islâmico, é o destino da próxima Evasão.


Localizado na confluência do Guadiana com um pequeno afluente (a ribeira de Oeiras), sobre um promontório rochoso, o povoado já era mencionado por geógrafos da Antiguidade que se referiam à imponência das suas fortificações.

Fenícios e cartagineses andaram por aí fazendo trocas de produtos e trazendo notícias e influências de “outros mundos”. O ano de 712 assinala o aparecimento dos árabes, e o começo de um longo período de prosperidade para a “Mirtolah” muçulmana.

Mértola é o sítio ideal para começar um trilho, que nos conduzirá não só através das ruas da vila, mas também à sua envolvente natural, ao som dos tambores e de cantigas árabes que darão ritmo ao nosso percurso de 18 km, a realizar em pleno Festival Islâmico. [+ informação]


Algumas ruas estarão transformadas em autênticos souks, com bancas onde artigos vindos do Norte de África conviverão com os produtos locais. Nesta altura os restaurantes geralmente aderem à iniciativa servindo pratos como cuscuz e tajines, e em vários lugares pode provar-se a doçaria marroquina, acompanhada por chá de menta, juntamente com os méis e queijos da região.

De acordo com o blog Lua, “o festival islâmico de Mértola é uma festa. A cor espalhada pelas ruas, o soar de melodias de outras gentes, os odores de incensos e ervas de cheiro, gente... gentes. Um raro cosmopolitismo invade durante os dias de festa a pacata vila. As calças de ganga e as roupas ocidentais misturam-se com as djellaba, as kamiss e o hijab. Os sabores de outras comidas mostram as similitudes numa cozinha que é o Mediterrâneo e que pouco a pouco a Europa dos hambúrgueres começa descobrir e a saber gostar. A vila amuralhada e iluminada pela Lua cheia ou pelo Sol tórrido, a lembrar este Sul de muitos outros, de repente reacende a memória de muitos mil anos de história que Mértola carrega ligada ao mar, ao comércio, às trocas comerciais, ao seu papel de entreposto numa larga malha de vias de comunicação que aqui não começavam, nem acabavam. Continuavam.”

Caminharemos pelas ruas brancas da vila, até ao montado que a circunda, para observarmos o povado a partir da paisagem, e saborear a primavera num Alentejo que vale a pena respirar.

O ponto de encontro para a caminhada será na Avenida Aureliano Mira Fernandes, perto da Rotunda de ligação com a Rua Dr. Afonso Costa, nas coordenadas 37°38'32.88"N e 7°39'31.45"W, às 10 horas da manhã do dia 21 de Maio de 2011. Caso desejem participar deverão enviar e-mail de confirmação para evasaoverde@gmail.com, não esquecendo de levar comida, água, impermeável, chapéu, protector solar e botas de montanha.

Caso desejem integrar o grupo que efectuará a deslocação para Mértola ao final da tarde do dia 20 de Maio de 2011 a partir do Norte, deverão enviar um e-mail para evasaoverde@gmail.com, para que possa ser organizada a logística da viagem.

O regresso do grupo do Norte à Invicta será efectuado no dia 22 de Maio de 2011 durante a tarde, após um passeio pelas muralhas de Mértola ao ritmo das darbukas.

Sem comentários: