segunda-feira, 29 de agosto de 2011

À descoberta das Ilhas Cíes 22/08/2011

Contemplando a costa galega, algumas ilhas povoam um atlântico azul-turquesa, aguardando-nos com lendas de navios afundados, e barcos lançando redes aos inúmeros cardumes prateados que por ali passam, sobre o olhar atento das gaivotas.

Entre as ondas que separam o continente e as ilhas, cruzamos sete milhas náuticas para chegar às Cíes. As praias de areia branca, os pinheiros nas falésias perfumadas a mar e a plantas resinosas, transportam-nos para um espaço rico em avifauna, amplos horizontes, com reflexos de oceano, sempre presentes entre poças e enseadas com vistas para Vigo e para poente.

Com diversos restaurantes onde são servidos os habituais petiscos galegos, um parque de campismo sobre a sombra de pinheiros, e o resguardo de uma enseada onde se avista a linha azul do oceano, a ilha Cíes do Norte apresenta uma rede de caminhos que interligam praias, falésias, faróis, pequenos portos, dunas, bosques, postos de observação da avifauna, num contexto insular único, inundado pela luz do atlântico e pela melopeia sempre presente das marés.

Para chegar às Cíes existem várias empresas que asseguram o transporte diário de passageiros. Para obter informações sobre os horários dos barcos, e efectuar a reserva da estadia, convém consultar o site do Parque de Campismo das Ilhas Cíes.

Para aceder a um percurso pedestre que contempla os principais pontos de interesse da ilha Cíes do Norte clica aqui.

Sem comentários: