terça-feira, 3 de janeiro de 2012

À descoberta do Porto 15/01/2012

VISITA ECO-SOCIAL GUIADA

A próxima Evasão Verde será dinamizada pelo projecto “Porto de Encontros”, que revelará aspectos únicos da cidade do Porto, numa visita eco-social pelas antigas ruas da Invicta, apresentada seguidamente nas palavras de Pedro Jorge Pereira.


Visitas eco-sociais

Uma cidade (ou mesmo uma região) é muito mais do que um conjunto “estilizado” de imagens ou “postais turísticos”. É toda uma história, toda uma essência, todo um respirar que se pressente em cada recanto, em cada rosto, em cada esquina.

Muito mais do que uma mera visão convencional e convencionada, quantas e quantas vezes estereotipada, do que é o Porto … “Porto de Encontros” pretende dar a conhecer e vivenciar, e sentir e cheirar, a cidade em várias das suas múltiplas dimensões: cultural, social e ecológica.

O principal objectivo das visitas eco-sociais é o de dar a conhecer o Porto, ou “os vários Portos” que o Porto é, em toda a sua profundidade, realidade e essência. Sem o filtro do “turismo convencional” ou das “imagens de fachada”.

O Porto para além das fachadas, para além dos postais, para além dos “lugares comuns” … é o Porto de todos os segredos, mistérios e encontros.


Funcionamento da visita

As Visitas eco-sociais funcionam de forma informal, familiar e não são uma visita turística no sentido convencional do termo. São visitas com um grau de proximidade muito elevado e em que muito mais do que um guia e um turista o que existe é uma interacção e partilha. Uma partilha de experiências, conhecimentos e visões sobre a cidade do Porto e todas as suas complexidades. Várias questões e assuntos ligadas à história e à actualidade da cidade serão abordados de um ponto de vista eco-social.


Circuito Judaico-Medieval

Poucos são aqueles que conseguem ainda imaginar os judeus a percorrer as sinuosas e pulsantes ruas e ruelas onde actualmente já só restam fugazes memórias desses tempos. Poucos são aqueles que conhecem esse Porto esquecido mas a relembrar no silêncio dos edifícios que têm mil histórias por contar e desvendar.

Raramente os circuitos que percorremos diariamente na azáfama do dia-a-dia contemplam estes “outros locais” onde a essência e alma da Invicta repousa.

Até que ponto conhecemos o Centro Histórico da cidade do Porto? Até que Porto a própria comunidade tripeira o conhece, vive e valoriza?

Neste circuito vamos pois à procura de algumas respostas mas, sobretudo, à procura das perguntas que as esquinas, os detalhes das ruelas, os vestígios históricos, a curiosidade dos habitantes que ousam ainda resistir aos esvaziamento humano do centro histórico, nos possam colocar.


Planeamento da actividade

Data da visita: 15 de Janeiro de 2012, Domingo
Horário: 10:30
Data limite de inscrição: 12 de Janeiro de 2012, Quinta-Feira
Ponto de Encontro: Em frente ao portão principal do Palácio de Cristal
Grau de dificuldade: Acessível
Duração do percurso: entre 2h30 a 3h00
Logística: Levar roupa confortável e adaptada às circunstâncias climatéricas do próprio dia. Eventualmente levar “farnel” para um pic-nic de convívio no final
Inscrição: Gratuita mas necessária para poder-se planear a visita em função do número certo de participantes
Organização: Porto de Encontros
Apoio: Evasão Verde
Inscrições e informações: Pedro Jorge Pereira (Porto de Encontros) | (+351) 93 4476236 | ecotopia2012@gmail.com | http://portodeencontros.blogspot.com/

Sem comentários: