terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Trilho do Penedo do Encanto 31/12/2011

No dia 31 de Dezembro iniciamos o primeiro de três percursos pedestres no Gerês que assinalaram o final de 2011 e o início de um 2012 repleto de Evasões Verdes. Durante a manhã efectuamos o Trilho do Penedo do Encanto, com ponto de partida na última entrada para o aldeamento de Parada, lugar da freguesia barquense de Lindoso, junto à estrada nacional que liga Ponte da Barca à fronteira.


Este pequeno percurso, de âmbito histórico-cultural, desenrola-se na totalidade no aldeamento de Parada. Aqui, foi possível observar, percorrendo os seus caminhos medievais, as típicas casas que ainda mantêm a rústica traça alto-minhota e um conservado núcleo de espigueiros centenários de grande valor patrimonial.

Seguindo as marcações que se destacam na paisagem, rica em espécies folhosas como o carvalho, o sobreiro e o azevinho, dirigimo-nos para a periferia de Parada, entrando na floresta rodeados por muros de pedra solta. Aqui, encontramos um conjunto de gravuras rupestres da Idade do Bronze, trabalhadas em oito rochas, das quais se destaca a mais importante apelidada de “Penedo do Encanto”.

Depois de visitarmos este belíssimo monumento que testemunha a remota presença do homem nestas terras do vale do Lima, seguimos caminho, atravessando um pequeno troço de serra, novamente até ao bucólico povoado de Parada.

Este percurso caracterizou-se por um relevo com declives pouco acentuados, e pela abundância de ribeiros e regatos, entre pedras antigas que revelam segredos escondidos da história da humanidade, perdidos entre as sombras de frondosos bosques dourados pelo Inverno.

Sem comentários: