segunda-feira, 12 de março de 2012

À descoberta da Serra de Aire e Candeeiros 18/03/2012

No próximo dia 18 de Março será efectuado um percurso pedestre na Serra de Aire e Candeeiros, num itinerário alternativo que permitirá explorar diversos aspectos surpreendentes destas montanhas, nomeadamente a mítica Fórnea.


O site do Município de Porto de Mós refere-se à Fórnea como sendo “um estranho fenómeno geológico que dá a ilusão de ser um anfiteatro natural.” (…) “A Fórnea assemelha-se a um enorme abatimento da crosta terrestre, começando em Chão das Pias e descendo até Alcaria. Porque os solos da Serra de Aire e Candeeiros são ocos e apresentam vácuos, puderam dar origem às grutas, mas também a este local: uma depressão de milhões de anos rodeada por cursos de água.”

O site acrescenta “na zona da várzea existe um vale de oliveiras, enquanto que no espaço envolvente se encontram duas cascatas, e duas nascentes. A zona do semi-circulo é envolvida pela Serra de Ladeiras, Pena de Águia e Cabeço Raposeiro. As erosões provocadas pelas chuvas e pelas águas nascentes criaram um cenário natural impressionante. No interior da Fórnea encontra-se a Cova da Velha, uma cavidade com uma nascente que alimenta o Ribeiro da Fórnea.”

Marcamos a actividade para as 11:00 da manhã do dia 18 de Março na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Consolação em Alvados nas seguintes coordenadas:
39°32'54.32"N (latitude) e 8°46'13.20"W (longitude).

O percurso apresenta um grau de dificuldade médio, sendo recomendável que levem comida, água, impermeável, chapéu, lanternas (de preferência frontais) e calçado confortável.

Caso estejam interessados em participar enviem um e-mail de confirmação para evasaoverde@gmail.com.

Sem comentários: