segunda-feira, 20 de agosto de 2012

À descoberta da Escócia 22/08/2012

No dia 22 de Agosto de 2012 partiremos rumo à Escócia, para explorar um dos locais mais misteriosos da velha Europa: uma região com uma história turbulenta, antigos castelos, e um inverno rigoroso, berço do inigualável “scotch whisky” que aquece as gentes das highlands nas noites mais frias (e a garganta dos viajantes mais friorentos).

Terra de mitos e lendas, repleta de histórias transmitidas de “geração em geração”, a Escócia é vigiada pela silhueta de altas montanhas, guardiãs de tesouros indiscritíveis que se revelam ao longo de inúmeros trilhos admiravelmente documentados no website walkhighlands. Ilhas mágicas e antigas florestas de pinheiros repletas de contos de monstros e criaturas mágicas, que estão na origem de grande parte do imaginário ocidental perpetuado em livros, filmes e outras expressões artísticas que povoam a fantasia de novos e velhos, coexistem com cidades monumentais firmemente enraizadas na paisagem.
É esta terra, intensa em cultura e carácter, que inspirou tantos artistas a construírem quadros de sonho que transformaram o mundo. E o melhor de tudo, é que a Escócia não é um mito - existe! -  e será alvo de uma Evasão, que se espera ser a primeira de muitas, a um local verdadeiramente Verde, rodeado pelo azul profundo de um Atlântico frio e infinito.

Fazendo uma ponte entre as terras celtas do tão nosso planalto Mirandês, deixaremos as memórias do Intercéltico nas raízes das montanhas torradas de Trás-os-Montes, e zarparemos rumo a Norte, acompanhados pelo som dos tambores e das gaitas de foles, para descobrir uma paisagem única, que aqui documentaremos, na perspectiva de promover novas Evasões a um local tão precioso, acessível a todos aqueles que gostam de caminhar.

Sem comentários: