quarta-feira, 26 de junho de 2013

Viagem à Pré-História | Fotos

A poucos quilómetros do Porto existe uma Serra ampla, repleta de vastos horizontes sobre o litoral Atlântico, que alberga um património geológico precioso que importa desvendar.

Desde o fenómeno das pedras parideiras, tão fácil de observar nas imediações do Carvalhal, passando pelos diversos registos fósseis de um mundo pré-histórico antigo, onde as trilobites derivavam pelos montes que outrora eram fundo oceânico, até ao imponente vale do Caima, de onde se desprende a majestosa frecha da Misarela, até às antigas aldeias que pontuam o território, com os seus campos de cereal ondulantes, a Serra da Freita apresenta-se como um património precioso que importa explorar.

Assim, no passado Sábado efetuamos a Viagem à Pré-História, também designada de Pequena Rota 15. O percurso desvendou uma boa amostra do melhor que a Freita têm para oferecer, conduzindo-nos desde o frondoso Merujal, até à bucólica ruralidade de Albergaria da Serra, atravessando montes e vales pontuados com vacas, pedras e eólicas até ao Carvalhal, seguindo depois pela montanha até à Mizarela, de onde se pode avistar a grande e emblemática cascata do Geoparque de Arouca.

Num dia ensolarado, com uma agradável brisa sempre presente, o PR 15 valeu pela diversidade de elementos estéticos na paisagem, pela marcação regular, e pela facilidade com que pode ser executado, constituindo uma excelente opção para todos aqueles que gostam de caminhar.

2 comentários:

Ana Fernandes disse...

Parabéns pelo registo fotográfico. Tem fotos que são um autêntico postal! Nunca vi a Serra da Freita com um coberto vegetal tão denso e verde... e que pena ter perdido esta oportunidade de a contemplar noutras tonalidades :)

Evasão Verde disse...

Obrigado Ana. Havemos de voltar à Freita em breve. Não faltam trilhos para explorar, cada qual com pormenores únicos. Aguarda-se sugestões para próximos agendamentos. :)